Google Talk compatível com outros servidores

Quando o Google lançou o Google Talk, ou simplesmente GTalk, recebeu vários elogios por estar utilizando como protocolo de comunicação o padrão adotado pelo Jabber, um padrão aberto e adotado por diversos servidores no mundo.

Por outro lado, uma das funcionalidades mais interessantes desse protocolo tinha sido removida: a comunicação entre servidores. Com isso, usuários de um determinado provedor poderiam falar com usuários de outro servidor de forma totalmente transparente. Da mesma forma como o e-mail funciona hoje: se você usa e-mail do Terra, você pode se comunicar com alguém que usa GMail sem nenhum problema. É até estranho pensar nisso atualmente, mas nem sempre foi desse jeito. Nos primórdios da internet preto-e-branco, você tinha uma conta de e-mail e só poderia conversar com pessoas do mesmo provedor que o seu.

Entretanto, o Google anunciou hoje no seu blog oficial e no blog do Google Talk que essa limitação foi derrubada. Agora usuários do Google Talk podem conversar com usuários de qualquer outro serviço de mensagem instantânea que utilize esse mesmo protocolo (XMPP). Com isso, está lançado a primeira pedra para que um dia tenhamos os serviços de mensagem instantânea tão compatíveis entre si como é o e-mail hoje. (Na realidade, a Microsoft e o Yahoo chegaram a anunciar que em algum momento no futuro poderiam integrar seus dois IMs. Mas até agora, não é nada de concreto)

Technorati Tags: , , , ,

Comentários