Ônibus a álcool em São Paulo

É com otimismo que recebi a notícia de que começarão a circular em São Paulo ônibus que utilizam o etanol no lugar do diesel. Além do já salientado na notícia da Folha, da redução da poluição, os motores a álcool tendem a ser menos barulhentos que motores a diesel. Infelizmente nem essa reportagem nem outras que eu procurei comentava se isso seria verdade no caso desse ônibus.

O efeito na redução da poluição é bastante significativo: 90% a menos de partículas sólidas prejudiciais a saúde que os ônibus que utilizam diesel, e 80% a menos de emissão de gás carbônico. Além disso, elimina emissão de enxofre (causador de chuva ácida).

Como, porém, nada é perfeito, tem alguns pontos que podiam ser melhort. O primeiro é que será apenas UM ônibus, na cidade inteira. O outro é que, apesar do grande know-how brasileiro, o motor será importado da Suécia.

Vale lembrar também que o uso do álcool representa um custo de combustível 20% maior que o diesel. Porém, considerando todos os custos de operação esse aumento representaria apenas 6% ou 7%. Com escala, esse valor pode ser melhorado. E acredito que caberia aqui incentivos fiscais para empresas que adotassem esse veículo, de forma a igualar os custos.

Compare Preços de: DVD, filmes, celulares, notebooks, câmeras, jogos, Wii, PS3 no JáCotei.

Comentários