Hyatt: Exemplo de má administração

Aprender com exemplos é importante. Embora geralmente preferimos nos focar nos exemplos positivos, os exemplos negativos provavelmente são os que trazem o maior aprendizado. O caso que irei apresentar hoje é da rede de Hotéis Hyatt, é é um exemplo do segundo tipo.

Existe um serviço que é extremamente importância para um hotel, é um dos principais na diferenciação entre bons hotéis e excelente hotéis. Além disso, o custo para a empresa é bastante baixo, pois os profissionais são muito mal remunerados nessa área. Considerando estes dois fatores - importância e custo - seria sensato terceirizar?

A administração dos hotéis Hyatt em Boston considerou que sim, e decidiu que iria demitir os funcionários que cuidam da limpeza e arrumação dos cuartos e substituí-los por funcionários de empresa terceirizada. A transição teria problemas, já que os novos funcionários precisariam de treinamento para desempenhar um bom trabalho. Esse problema foi resolvido de forma bastante simples pela administração: os funcionários antigos iriam treinar os funcionários novos antes de serem demitidos. Sem saber que seriam demitidos. Foram convencidos que estavam treinando pessoas para outros hotéis, ou que iriam substituir funcionários em férias e somente após o treinamento é que ficaram sabendo da verdade, em formato de carta de demissão.

O assunto atraiu uma repercursão bastante negativa para o Hyatt na região. E provavelmente gerou uma sensação de mal estar muito grande nos funcionários do Hyatt de outras unidades que não foram substituídos (ainda?) por empresas terceirizadas. O artigo sobre o assunto no Boston Globe figurou na lista dos artigos mais enviados por e-mail naquele dia.

A lição principal que fica aqui, como já constatado neste excelente artigo da , é: pense sobre como suas ações serão percebidas por todos os seus stakeholders. Os executivos que tomaram essa decisão na Hyatt certamente pensaram em parte nos stakeholders que veriam essa ação como positiva, por conta da economia gerada. Mas será que ele pensou em como os clientes se sentiriam em relação a isso? Se elas teriam impacto na moral dos trabalhadores? Se essas perguntas não estão sendo feitas, existe uma chance grande que você faça algo que vá se arrepender depois.

E você, já passou por algo parecido? Já tomou uma decisão que desagradou uma pessoa ou grupo sem sequer ter considerado a possibilidade de que isso acontecesse? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!

Compare Preços de:
DVD, filmes, celulares, notebooks, câmeras, jogos, Wii, PS3 no JáCotei.

Comentários