Acabe com a procrastinação com a "Regra dos 2 minutos"

Ultimamente, eu comecei a seguir uma regrinha simples que está me ajudando a enfrentar a procrastinação (a arte de não deixar para amanhã o que pode ser feito depois de amanhã) e a criar e manter bons hábitos, ao mesmo tempo. A melhor parte? É uma estratégia super simples. Ela é chamada de “Regra dos 2 minutos”.

O problema

A maioria das tarefas que nós procrastinamos na realidade, não são difíceis de fazer. Nós temos as habilidades para fazê-las, apenas evitamos começá-las por um motivo ou outro (esse sofá é tão confortável, amanhã vou ter mais tempo para fazer, hoje está chovendo, etc).

A Regra dos 2 minutos possui, então, duas partes:

Parte 1 - Se leva menos de 2 minutos, faça agora.

Essa parte vem do famoso livro de produtividade “Getting Things Done”, do guru David Allen.

É surpreendente a quantidade de coisas que nós deixamos para depois que, na realidade, poderia ser feitas em 2 minutos (ou menos!). Por exemplo: lavar a louça imediatamente após o jantar, enviar aquele e-mail, levar o lixo para fora, entre outros.

Portanto, se leva menos de dois minutos para completar, siga a regra e faça isso agora mesmo!

Parte 2 - Quando você inicia um novo hábito, comece com menos de 2 minutos

Será que todos os seus objetivos podem ser atingidos com menos de 2 minutos? Bom, óbvio que não! (A menos que você realmente não seja muito ambicioso, claro)

Porém, todos os objetivos poderiam ser iniciados em 2 minutos. E esse é o objetivo por trás da segunda parte da regra. Eu sei, essa estratégia parece muito básica para os seus grandes objetivos da vida… mas eu discordo! Ela funciona por uma simples razão: a “física da vida real”!

A “física da Vida Real”
Como o Sir Isaac Newton nos ensinou, a muito tempo atrás, um objeto em repouso tenda a ficar em repouso, e um objeto em movimento tende a permanecer em movimento (retilíneo uniforme, para os mais geeks). Isso é verdadeiro tanto para seres humanos quanto para as proverbiais maças caindo.

Uma vez que você começa a fazer uma coisa, é mais fácil continuar fazendo. Por exemplo: o seu projeto é correr 3 vezes por semana? Toda Segunda, Quarta e Sexta você levanta, calça o seu tênis de corrida e vai até a esquina da sua casa (tudo isso em menos de 2 minutos). Provavelmente, uma vez que já está na rua e vestido para correr, você vai continuar correndo um pouco mais antes de voltar. Os primeiros 2 minutos é que foram os mais difíceis.

Gostaria de criar o hábito de leitura? Leia as primeiras páginas de um novo livro (até 2 minutos) e, sem perceber, você acabará lendo alguns capítulos por dia.

A Regra dos 2 Minutos não é sobre os resultados que você vai alcançar, e sim sobre o processo de realmente fazer alguma coisa. O foco é na tomada da ação, e deixar as coisas fluir a partir daí.

A parte mais importante de um novo hábito é começar. Não somente a primeira vez, mas cada uma das vezes. A questão não é desempenho, e sim a tomada de ações consistentes (“Don’t break the chain”, diria Jerry Seinfeld)

Compare Preços de: DVD, filmes, celulares, notebooks, câmeras, jogos, Wii, PS3 no JáCotei.

Comentários